O que é o SVR e como ele funciona?
O SVR (Sistema de Valores a Receber) é um serviço oferecido pelo Banco Central que permite a pessoas físicas e jurídicas consultar se têm valores esquecidos em contas bancárias ou em outras instituições financeiras. O sistema foi criado para facilitar o resgate de recursos que, por diversos motivos, ficaram inativos ou não foram procurados ao longo dos anos.
Esses valores podem vir de contas não encerradas e sem movimentação, contas abertas antes de 1994 e não recadastradas, ajustes de planos econômicos, recursos de consórcios ou instituições financeiras liquidadas, e até mesmo valores de abono salarial (PIS/Pasep). Com a reabertura do SVR, os brasileiros poderão novamente consultar se estão entre os beneficiários de cerca de R$ 6 bilhões esquecidos.
O serviço estará disponível para consulta a partir das 10h do dia 28 de fevereiro de 2023, e as solicitações de resgate poderão ser feitas a partir de 7 de março, quando o sistema estará completamente funcional.
Melhorias na nova versão do SVR
A nova versão do SVR traz uma série de melhorias em relação à sua primeira implementação, realizada em 2022. Entre as novidades, está o mapeamento de todos os tipos de valores previstos pela norma do SVR, o que facilitará ainda mais o processo de consulta e resgate dos recursos.
Outra melhoria significativa é a inclusão de um recurso de compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação, que pode ser feito até mesmo pelo WhatsApp. Além disso, o sistema terá uma “sala de espera virtual”, garantindo que o serviço permaneça disponível por tempo indeterminado, sem a necessidade de agendamentos prévios.
Agora, também será possível consultar valores de pessoas falecidas, com acesso liberado para herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais. E para contas conjuntas, se um dos titulares solicitar o valor, o outro conseguirá ver todas as informações sobre a solicitação, incluindo o valor, data e CPF de quem fez o pedido.
Como consultar e resgatar os valores esquecidos?
Para consultar e solicitar o resgate de valores esquecidos, os usuários devem acessar o SVR a partir de 28 de fevereiro. O processo completo de resgate estará disponível a partir de 7 de março, quando o sistema estará funcionando em sua totalidade. O Banco Central disponibilizou aproximadamente R$ 6 bilhões para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.
Esses valores referem-se a contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível, cotas de capital de cooperativas de crédito, recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados, tarifas cobradas indevidamente, parcelas de operações de crédito e contas pré ou pós-pagas encerradas.
O Banco Central ressalta que todos os serviços do SVR são gratuitos e alerta para golpes. A entidade não envia links nem entra em contato diretamente para tratar sobre valores a receber ou para solicitar confirmação de dados pessoais.
O Sistema de Valores a Receber (SVR) é uma excelente oportunidade para os brasileiros recuperarem dinheiro esquecido em contas bancárias ou outras instituições financeiras. Com a reabertura do sistema e as novas funcionalidades, o processo de consulta e resgate está mais simples, seguro e acessível. Fique atento e aproveite para verificar se você tem valores a receber!